Textura no mediabang, para aplicar nos backgrounds da visual novel

A pouco tempo eu descobri que muitas pessoas quando vão fazer backgrounds no photoshop usam texturas, algumas vezes a própria pessoa vai fazer as delas, ou pode baixar de lugares como o Freepik ou Devianart entre outros. Por isso naquela imagem de fundo tem aquela madeira tão bem feita. 
Aqui não vou ensinar a usar a textura nos seus projetos, porém vou mostrar como ter essa possibilidade, afinal eu estou descobrindo isso AGORA, e no Mediabang, que é ótima para pintar e funciona em computadores fracos. 


O que vamos aprender aqui:

1. Fazer pincéis no Mediabang e usá-los como textura.
2. Onde procurar texturas
3. Antes e depois com textura

Começa baixando texturas:

Já vou estar deixando aqui em baixo lugares onde podem estar encontrando texturas que podem ser usadas:
- Texturas no DeviantArt
- Texturas no Freepik
- Texture de Cartoon no Freepik

Além desses lugares, podem construir as suas próprias observando um padrão para que não fiquem estranhas, quando forem usadas. 

Obs: Existem outros jeitos de usar texturas no mediabang, escolha o que melhor funciona para sua arte.

Fazendo o pincel, ou textura.


Abra o mediabang e em seguida abra sua imagem. Dê preferencia a imagens em quadrado, pois elas ficam com um acabamento bem melhor. Porém nesse exemplo usei uma



Mude o tamanho da sua imagem:

O adequado e que faça isso antes de abrir a imagem no mediabang, mas como dá para ajustar no programa vá à opção editar e selecione tamanho.




Com o tamanho arrumado, vá lá no final do conjunto de pinceis e crie um novo pincel a partir da tela.




Configurações de pincel

Na primeira opção a cor original é mantida, na segunda você poderá escolher a cor porém o efeito fica mais translucido.


Os coloridos são a segunda configuração, e os azuis a primeira de pincel.



Um exemplo de uso de textura


fundo de otome game em português


Sobre essa bg, foi criada para o jogo otome Rabbit hole, e aqui nessa pequena edição taquei um chão qualquer (que nem combina com a cidade, deveria ser asfalto, mas não tenho esse tipo ainda). Outra coisa que testei nessa imagem foi colocar o vidro novo, isso é, a textura de vidro.
Como para esse jogo escolhi o estilo cartoon para os cenários, se eu fosse aplicar textura, deveria ou construir ou procurar umas que mesclassem melhor.

Ah sim, abaixo podem ver a imagem de fundo original e usada no jogo. 

Visual novel em português
free para uso, so dê créditos: Imagem de fundo por Otomerama do jogo Rabbit hole.


Outras dicas para fazer background para visual novel


  • Usar itens prontos: todo profissional que vejo que trabalha com desenhos, costuma fazer seus itens separados, ou seja, a pessoa teria imagens em png de postes de rua e depois iria colocar ele no melhor lugar. Camas, pedras, grama, arvores. Enfim isso pode adiantar muito seu trabalho. No freepik e no pixabay, tem muitas imagens assim.
  • Sempre use referência.
  • Salve backup em nuvem.

Espero que isso ajude alguém, acabei de descobrir isso e estou brincando muito com isso. 

Comentários